Gestores da instituição, profissionais administrativos, administradores de sistema, analistas de faturamento e outros profissionais interessados ou envolvidos com o tema.
O curso visa esclarecer os processos de faturamento, os impactos nos resultados da Instituição e a importância da sinergia com outros setores correlatos. Com ênfase nas boas práticas, exigências legais e outras questões tecnológicas, apontar meios para evitar o desperdício de energia dos envolvidos.
Iniciante/Intermediário – O curso tem a proposta de que a experiência dos participantes proporcione uma troca interativa para a construção de novas ideias e reflexões, ao mesmo tempo em que traz as noções básicas de forma que profissionais iniciantes consigam se enxergar como integrantes dos processos a serem otimizados.
DIA 01 08/10/2025
• Introdução ao Tema: O que todos devem saber sobre o processo de faturamento.
• O que vem antes e depois do faturamento: credenciamento, cadastro e processamento. E porque importa?
DIA 02 09/10/2025
• Tipos de atendimento, guias e cobranças: Como os eventos devem ser cobrados e quais as principais características dos documentos de cobrança
• A qualidade na recepção das contas e a importância da parceria com o Prestador
• O papel da Auditoria no fechamento das contas: Quais informações são importantes e como utilizá-las.
DIA 03 10/10/2025
• Glosas: Sintomas que precisam ser tratados.
• Impactos pós faturamento: A Imagem da Instituição junto aos Beneficiários, a ANS (IDSS, monitoramento TISS, SIP) e a Rede Credenciada
Conhecer os fatores que estão relacionados ao Faturamento, mas não são facilmente percebidos pelos atores envolvidos, pode abrir janelas na melhoria dos processos e fluxos. Entender como os processos de setores correlacionados impactam nas análises das contas, bem como a importância de ter um faturamento eficiente com dados sólidos, faz com que rupturas sejam evitadas e os Gestores da Instituição possam trabalhar em políticas mais eficazes, sejam em âmbito administrativo ou em programas de promoção à saúde.